Rotulagem de um Cupcake de Biomassa da Banana Verde Recheado com Frango

LABELING A CUPCAKE MADE WITH GREEN BANANAS AND STUFFED WITH CHICKEN

Autores

  • Fernanda Silva Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Maiara Bruna Nunes Silva Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Aliane Martins Batista Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Claudia Quintana Marciel Kanezaki Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Maria Lourdes Souza Silva Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Paulo Rogério Siriano Borges Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Silvane Maziero Monge Centro Universitário São Lucas (UniSL)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v4i1.13

Palavras-chave:

Informação nutricional, Biomassa, Alimento regional, Técnica dietética, Nutrition label, Biomass, Regional food

Resumo

Introdução: O termo “cupcake” significa “bolo de copo”, tendo como ideia principal um bolo amanteigado, com ingredientes simples assado em formas individuais. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo avaliar a informação nutricional de um cupcake de biomassa da banana verde recheado com frango. Materiais e Métodos: Todo o experimento de elaboração do produto foi realizado no Laboratório de Práticas Dietéticas do Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho/RO. Para análise da composição nutricional utilizou-se ficha técnica de preparo e o programa Microsoft Excel 2010®. Todos os ingredientes foram pesados antes do pré-preparo e depois de limpos e cortados, a fim de se obter o peso total e o número de porções. A informação nutricional foi elaborada com base na RDC no 360/2003 e para a determinação da porção utilizou-se a RDC no 359/2003, com avaliação de acordo com na RDC no 54/2012. Resultados: O cupcake de biomassa de banana verde com recheio de frango, é fonte de proteínas e fibras alimentares. Conclusão: O produto pode ser considerado um alimento saudável recomendado para todas as faixas etárias.

Introduction: The term "cupcake" means a buttery cake, with simple ingredients. Objectives: This work evaluated the nutrition facts label of a cupcake made with green banana and stuffed with chicken. Materials and Methods: The experiment was carried out in the “Laboratório de Práticas Dietéticas”, Centro Universitário São Lucas, Porto Velho/RO. The nutritional composition was calculated using a Microsoft Excel 2010® program. All ingredients were weighed prior to preparation and then cleaned and cut in order to obtain the total weight and number of servings. The nutritional information was elaborated based on RDC no 360/2003 and for the portion according to RDC no 359/2003 and RDC no 54/2012. Results: The cupcake made with green banana and stuffed with chicken, is a source of protein and dietary fiber. Conclusion: The cupcake can be considered a health food for all age groups.

Biografia do Autor

Fernanda Silva, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Acadêmica de Nutrição – Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Maiara Bruna Nunes Silva, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Acadêmicas de Nutrição – Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Aliane Martins Batista, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Acadêmica de Nutrição – Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Claudia Quintana Marciel Kanezaki, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Acadêmica de Nutrição – Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Maria Lourdes Souza Silva, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Acadêmicas de Nutrição – Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Paulo Rogério Siriano Borges, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Formado em Agronomia na Universidade Federal do Tocantins. Foi estagiário na Embrapa Cerrados de dezembro de 2007 até maio de 2008. Em agosto de 2008 iniciou suas atividades com pesquisa sobre o uso de efluente de fossa séptica biodigestora em caupi como bolsista PIBIC/CNPq, onde atuou até julho de 2009. Realizou o seu estágio curricular de julho até novembro de 2009 no laboratório de pós-colheita de frutos e hortaliças do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras. Onde, posteriormente, caracterizou o desenvolvimento de puçá-preto como trabalho de dissertação de Mestrado. De 2011 a 2016 trabalhou com compostos bioativos em onze frutas nativas do Brasil durante o doutorado em Ciência dos Alimentos na Universidade Federal de Lavras, com período sanduíche na Universidade de Aarhus (Dinamarca). Possui experiência em Bioquímica, Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita de Frutas e Hortaliças, Compostos Bioativos e Atividade Antioxidante em Frutas e Hortaliças, Frutas Nativas do Brasil, Análise de Alimentos, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, Educação Científica e Educação Médica. Atualmente é docente dos cursos de Medicina, Biomedicina, Medicina Veterinária e Fisioterapia e assessor de coordenação geral do curso de Medicna na FIMCA. Currículo Lattes

Silvane Maziero Monge, Centro Universitário São Lucas (UniSL)

Graduada em Nutrição pela Faculdade São Lucas. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Riomar - Universidade federal de Rondonia (UNIR). Nutricionista clinica do Hospital de Base Drº Ary Pinheiro - Secretaria de Estado da Saúde-Ro. Nutricionista professora da Faculdade São Lucas, Porto velho-Ro, como professora titular das disciplinas Nutrição aplicada a Estética e Atividade Física, Alimentos de Origem Animal I e Alimentos de Origem Anima. Currículo Lattes

Referências

ALBUQUERQUE, L. Guia Cupcake. Online Editora. São Paulo, 2014.

ALMEIDA, L. F. Amidos: Fontes, estruturas e propriedades funcionais. Aditivos Ingredientes. Editora Insumos, n. 63, 2009.

BENTES-GAMA, M.M.; SILVA, M.L.; VILCAHUAMAN, L.J.M.; LOCATELLI, M. Análise econômica de sistemas agroflorestais na Amazônia ocidental, Machadinho d'Oeste- RO. Revista Árvore, v.28, n.3, p. 401-411, 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-67622005000300007

BORGES, M.T.M.R. Potencial Vitamínico da Banana Verde e Produtos Derivados. [Tese de Doutorado]. Departamento de Ciência de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem Nutricional Obrigatória Manual de Orientação aos Consumidores Educação para o Consumo Saudável. ANVISA, Gerência-Geral de Alimentos, Universidade de Brasília, 2001.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC no 360, de 23 de dezembro de 2003. Aprova Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 26 de dezembro de 2003.a

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC no 359, de 23 de dezembro de 2003. Aprova Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional. D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 26 de dezembro de 2003.b

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 54, DE 12 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar.

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Rotulagem nutricional. Atualizado em 22/01/2013. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/939b780041242139b8bfbb0ea338d2ac/GGALI-GPESP+-+22-1-2013+-+ Rotulagem+de+alimentos+-+296.pdf? MOD=AJPERES> Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a população brasileira. Brasília – DF, 1a Edição, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a população brasileira. Brasília – DF, 2a Edição, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. O excesso do consumo de açúcar é prejudicial a saúde. Blog da Saúde. Publicado em: 15 de dezembro de 2015. http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50461-o-excesso-no-consumo-de-acucar-e-prejudicial-a-saude> Acesso em: 14 de maio de 2017.

CARDENETTE, G.H.L. Produtos derivados de banana verde ('Musa' spp.) e sua influência na tolerância à glicose e na fermentação colônica. [Tese Doutorado em Nutrição Experimental]. Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

DR. OETKER. Informação nutricional do Cupcake Sabor Baunilha Com Cobertura de Glacê e Confeitos. Disponível em: <http://www.oetker.com.br/produto-cupcakes/cupcake-com-cobertura.html> Acesso em 29 de agosto de 2017.

FREITAS, M.C.J. Amido resistente: propriedades funcionais. Nutrição Brasil, v.1, n.1, p. 40-48, 2002. https://doi.org/10.1590/S1415-52732003000200009

ILSI BRASIL, International Life Sciences Institute do Brasil. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Fibra Alimentar. São Paulo, 2011.

NEPA, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação; UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas. Tabela de composição dos Alimentos. UNICAMP. 4a Edição revisada e ampliada. Campinas, SP. 2011.

ORNELLAS, L.H. Técnica dietética: seleção e preparo de alimentos. São Paulo, SP: Atheneu Editora, 2001. 275p.

OLIVEIRA, A.; CURTA, C.C. Cookie isento de glúten obtido com biomassa e farinha de banana (Musa x paradisíaca) verde. Trabalho de conclusão de curso. Francisco Beltrão, PR, 2014.

PEREIRA, J.M.O; CABRAL, P. Avaliação dos conhecimentos básicos sobre nutrição de praticantes de musculação em uma academia da cidade de Recife. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva v. 1. p. 40-47, 2007. http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/5

PHILIPPI, S.T. Tabela de composição dos alimentos: Suporte para decisão nutricional. Editora Manole, 4a Edição, 2013.

STORCK, C.R.; NUNES, G.L.; OLIVEIRA, B. B. de.; BASSO, C. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento. Revista Ciência Rural, v.43, n.3, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-84782013000300027

TEIXEIRA, V.L. Análise sensorial na indústria de alimentos. Revista do Instituto “Cândido Tostes”. v. 366, n. 64, p. 12-21, 2009. https://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/view/70/76

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Silva, F., Silva, M. B. N., Batista, A. M., Kanezaki, C. Q. M., Silva, M. L. S., Borges, P. R. S., & Monge, S. M. (2017). Rotulagem de um Cupcake de Biomassa da Banana Verde Recheado com Frango: LABELING A CUPCAKE MADE WITH GREEN BANANAS AND STUFFED WITH CHICKEN . REVISTA FIMCA, 4(1), 91-97. https://doi.org/10.37157/fimca.v4i1.13

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Papers