VALIDAÇÃO SEMÂNTICA INICIAL DO CABI 2.0 NO BRASIL
CABI 2.0 IN BRAZIL: INITIAL SEMANTIC VALIDATION
DOI:
https://doi.org/10.37157/fimca.v12i2.1147Palavras-chave:
saúde mental infantojuvenil, CABI 2.0, adaptação transcultural, validação semânticaResumo
O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar transculturalmente e validar semanticamente o Child and Adolescent Behavior Inventory – versão 2.0 (CABI 2.0) para o contexto brasileiro. O processo incluiu tradução independente, síntese das versões, avaliação por especialistas e aplicação a 356 participantes (pais, professores e responsáveis). Os itens foram avaliados quanto à clareza e relevância por meio do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Os resultados indicaram índices satisfatórios de validade semântica, sem diferenças significativas entre os especialistas e o público-alvo. Pequenas variações entre os subgrupos sugerem ajustes futuros. Conclui-se que o CABI 2.0 apresenta evidências iniciais de validade semântica para uso no Brasil, configurando-se como uma ferramenta promissora para a avaliação de comportamentos e emoções em crianças e adolescentes.
This study aimed to translate, cross-culturally adapt, and semantically validate the Child and Adolescent Behavior Inventory – version 2.0 (CABI 2.0) for the Brazilian context. The process involved independent translation, version synthesis, expert committee evaluation, and application to 356 participants (parents, teachers, and caregivers). Items were assessed for clarity and relevance using the Content Validity Coefficient (CVC). Results indicated satisfactory levels of semantic validity, with no significant differences between experts and the target audience. Minor subgroup variations suggest potential future adjustments. It is concluded that CABI 2.0 provides initial evidence of semantic validity for use in Brazil, making it a promising tool for assessing behaviors and emotions in children and adolescents.
Referências
ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Manual for the ASEBA school-age forms & profiles. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2001.
ANSELMI, L.; FLEITLICH-BILYK, B.; MENEZES, A. M.; ARAÚJO, C. L.; ROHDE, L. A. Prevalence of psychiatric disorders in a Brazilian birth cohort of 11-year-olds. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 45, n. 1, p. 135–142, 2010. https://doi.org/10.1007/s00127-009-0052-2.
BARKLEY, R. A. Attention-deficit hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment. 4. ed. New York: Guilford Press, 2015.
BORDIN, I. A.; ROCHA, M. M.; PAULA, C. S. et al. Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self-Report (YSR) and Teacher’s Report Form (TRF): An overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 1, p. 13–28, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004
BORSA, J. C.; DAMÁSIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas. PaidÉia, v. 22, n. 53, p. 423–432, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300014
FLEITLICH, B.; CORTÁZAR, P. G.; GOODMAN, R. Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Infanto: Revista de Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência, v. 8, n. 1, p. 44–50, 2000.
FLEITLICH-BILYK, B.; GOODMAN, R. Prevalence of child and adolescent psychiatric disorders in southeast Brazil. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 43, n. 6, p. 727–734, 2004. https://doi.org/10.1097/01.chi.0000120021.14101.ca
GOODMAN, R. The Strengths and Difficulties Questionnaire: A research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 38, n. 5, p. 581–586, 1997. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1997.tb01545.x
HERNÁNDEZ-NIETO, R. A. Contribuciones al análisis estadístico. Mérida: Universidad de Los Andes, 2002.
HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015.
MATTOS, P.; SERRA-PINHEIRO, M. A.; ROHDE, L. A.; PINTO, D. A Brazilian version of the SNAP-IV scale for ADHD. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 28, n. 3, p. 290–297, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000300008.
PRIMI, R. Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, p. 25–35, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500003.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World mental health report: transforming mental health for all. Geneva: WHO, 2022. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338. Acesso em: 5 nov. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 REVISTA FIMCA

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista FIMCA disponibiliza seus artigos e resumos para livre acesso de forma permanente e gratuita nos termos da Creative Commons Attribution License, permitindo que a sociedade possa compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que seja dado o devido crédito apropriado, provendo um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Vale a pena ressaltar, que mesmo que o material seja transformado, modificado, ou der origem a outro material, este deve ser distribuido respeitando obrigatoriamente a citação do original nos termos da licença CC BY-AS 4.0 DEED.











