VALIDAÇÃO SEMÂNTICA INICIAL DO CABI 2.0 NO BRASIL

CABI 2.0 IN BRAZIL: INITIAL SEMANTIC VALIDATION

Autores

  • Alexandre Pollon Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v12i2.1147

Palavras-chave:

saúde mental infantojuvenil, CABI 2.0, adaptação transcultural, validação semântica

Resumo

O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar transculturalmente e validar semanticamente o Child and Adolescent Behavior Inventory – versão 2.0 (CABI 2.0) para o contexto brasileiro. O processo incluiu tradução independente, síntese das versões, avaliação por especialistas e aplicação a 356 participantes (pais, professores e responsáveis). Os itens foram avaliados quanto à clareza e relevância por meio do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Os resultados indicaram índices satisfatórios de validade semântica, sem diferenças significativas entre os especialistas e o público-alvo. Pequenas variações entre os subgrupos sugerem ajustes futuros. Conclui-se que o CABI 2.0 apresenta evidências iniciais de validade semântica para uso no Brasil, configurando-se como uma ferramenta promissora para a avaliação de comportamentos e emoções em crianças e adolescentes.

This study aimed to translate, cross-culturally adapt, and semantically validate the Child and Adolescent Behavior Inventory – version 2.0 (CABI 2.0) for the Brazilian context. The process involved independent translation, version synthesis, expert committee evaluation, and application to 356 participants (parents, teachers, and caregivers). Items were assessed for clarity and relevance using the Content Validity Coefficient (CVC). Results indicated satisfactory levels of semantic validity, with no significant differences between experts and the target audience. Minor subgroup variations suggest potential future adjustments. It is concluded that CABI 2.0 provides initial evidence of semantic validity for use in Brazil, making it a promising tool for assessing behaviors and emotions in children and adolescents.

Referências

ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Manual for the ASEBA school-age forms & profiles. Burlington: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2001.

ANSELMI, L.; FLEITLICH-BILYK, B.; MENEZES, A. M.; ARAÚJO, C. L.; ROHDE, L. A. Prevalence of psychiatric disorders in a Brazilian birth cohort of 11-year-olds. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 45, n. 1, p. 135–142, 2010. https://doi.org/10.1007/s00127-009-0052-2.

BARKLEY, R. A. Attention-deficit hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment. 4. ed. New York: Guilford Press, 2015.

BORDIN, I. A.; ROCHA, M. M.; PAULA, C. S. et al. Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self-Report (YSR) and Teacher’s Report Form (TRF): An overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 1, p. 13–28, 2013. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004

BORSA, J. C.; DAMÁSIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas. PaidÉia, v. 22, n. 53, p. 423–432, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300014

FLEITLICH, B.; CORTÁZAR, P. G.; GOODMAN, R. Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Infanto: Revista de Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência, v. 8, n. 1, p. 44–50, 2000.

FLEITLICH-BILYK, B.; GOODMAN, R. Prevalence of child and adolescent psychiatric disorders in southeast Brazil. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 43, n. 6, p. 727–734, 2004. https://doi.org/10.1097/01.chi.0000120021.14101.ca

GOODMAN, R. The Strengths and Difficulties Questionnaire: A research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 38, n. 5, p. 581–586, 1997. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1997.tb01545.x

HERNÁNDEZ-NIETO, R. A. Contribuciones al análisis estadístico. Mérida: Universidad de Los Andes, 2002.

HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015.

MATTOS, P.; SERRA-PINHEIRO, M. A.; ROHDE, L. A.; PINTO, D. A Brazilian version of the SNAP-IV scale for ADHD. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 28, n. 3, p. 290–297, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000300008.

PRIMI, R. Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, p. 25–35, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500003.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World mental health report: transforming mental health for all. Geneva: WHO, 2022. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338. Acesso em: 5 nov. 2025.

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Pollon, A. (2025). VALIDAÇÃO SEMÂNTICA INICIAL DO CABI 2.0 NO BRASIL: CABI 2.0 IN BRAZIL: INITIAL SEMANTIC VALIDATION. REVISTA FIMCA, 12(2), 30-31. https://doi.org/10.37157/fimca.v12i2.1147

Edição

Seção

Comunicações Curtas / Short Communications