A SÍNDROME DE BURNOUT E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA ACADÊMICA

BURNOUT SYNDROME AND ITS POSSIBLE CONSEQUENCES IN ACADEMIC LIFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v12i1.1112

Palavras-chave:

Psicologia, Acadêmicos, Síndrome, Burnout, Estresse

Resumo

A Síndrome de Burnout é caracterizada pela exaustão física e mental, resultante de uma carga de estresse, condição essa que está frequentemente associada aos excessos das atividades de trabalho. Essa condição pode afetar estudantes universitários, como resultado do estresse produzido nesse ambiente, em razão da lógica da produtividade e do desempenho que ele estimula. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as consequências da Síndrome de Burnout na vida acadêmica, considerando os seus sintomas e efeitos, apontando possíveis formas de enfrentamento. Para tanto, os autores elegeram uma metodologia de pesquisa bibliográfica, onde foram utilizados artigos de revistas nacionais e internacionais publicados nos últimos dez anos. A partir da revisão literária realizada, foi observado que no ambiente acadêmico o Burnout se manifesta através da exaustão emocional, desmotivação e diminuição do sentimento de realização pessoal dos universitários. O ambiente universitário, nesse sentido, pode influenciar o desenvolvimento da Síndrome, mas, por outro lado, ele também pode subverter essa posição e incentivar a prevenção da Síndrome, adotando programas informativos, preventivos e de apoio. Os programas de prevenção e de apoio podem incluir um espaço especializado para acolhimento e orientações, sejam individuais ou institucionais, de modo que o trabalho possa mitigar os efeitos da Síndrome e promover uma melhora no bem-estar individual e no ambiente acadêmico.

Burnout Syndrome is characterized by physical and mental exhaustion, resulting from a load of stress, a condition that is often associated with excessive work activities. This condition can affect university students because of the stress produced in this environment, due to the logic of productivity and performance that it stimulates. Therefore, this research aims to analyze the consequences of Burnout Syndrome in academic life, considering its symptoms and effects, pointing out possible ways of coping. To this end, the authors chose a bibliographic research methodology, using articles from national and international magazines published in the last ten years. From the literature review carried out, it was observed that in the academic environment, Burnout manifests itself through emotional exhaustion, demotivation and a decrease in the feeling of personal accomplishment of university students. The university environment, in this sense, can influence the development of the Syndrome, but, on the other hand, it can also subvert this position and encourage the prevention of the Syndrome, adopting informative, preventive and support programs. Prevention and support programs can include a specialized space for reception and guidance, whether individual or institutional, so that the work can mitigate the effects of the Syndrome

Biografia do Autor

Jheniffer Jhúlia Macêdo Gomes, FIMCA Unicentro

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia pela Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA

Naiara Silva Costa, FIMCA Unicentro

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia pela Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA

William Araujo Lopes, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca)

Psicólogo clínico. Docente no curso de graduação em psicologia da FIMCA Jaru. Psicanalista em formação permanente, atualmente pelo Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA). Graduado em Psicologia pelas Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR). Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Rondônia (PPGFIL - UNIR).

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Gomes, J. J. M., Costa, N. S., & Lopes, W. A. (2025). A SÍNDROME DE BURNOUT E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA ACADÊMICA : BURNOUT SYNDROME AND ITS POSSIBLE CONSEQUENCES IN ACADEMIC LIFE. REVISTA FIMCA, 12(1), 1-6. https://doi.org/10.37157/fimca.v12i1.1112

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers