PSICOLOGIA HOSPITALAR: A HUMANIZAÇÃO COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO

HOSPITAL PSYCHOLOGY: HUMANIZATION AS A FACTOR OF TRANSFORMATION

Autores

  • Rafael Pereira Dias Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA
  • Denise da Silva Taquini Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA
  • Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA https://orcid.org/0000-0002-7366-8605

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.1070

Palavras-chave:

Psicólogo, Psicologia hospitalar, Humanização, Atendimento humanizado, Intervenções terapêuticas

Resumo

Ao se tratar do ambiente hospitalar, o psicólogo assume uma importante postura, pois visa proporcionar a humanização do atendimento do paciente. Tomar conhecimento de práticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades humanizadoras para auxiliarem nas intervenções perante a tríade paciente-família-equipe de saúde, é uma das incumbências desse profissional. Nesse contexto o presente estudo tem como objetivo, apresentar orientações sobre o papel do psicólogo como promotor da humanização no contexto hospitalar, articulando e identificando pontos a serem trabalhados por meio de intervenções que envolvem a tríade. A humanização envolve cuidar de modo a despertar no envolvido a visão de potenciais existentes em si mesmo sem deixar de lado os aspectos subjetivos e peculiares e assegurar respeito às diversidades biopsicossociais, cabendo ao psicólogo desenvolver intervenções terapêuticas capazes de abrandar os sentimentos disfuncionais gerados pela vivência hospitalar, esclarecer sua função com as relações interpessoais que envolvem a tríade, sua função em integrar conhecimentos e em auxiliar de modo que os pacientes sejam beneficiados como um todo humano. Para tanto, conclui-se que o profissional psicólogo em exercício no ambiente hospitalar, é essencial para estabelecer práticas humanizadoras que preconizam o bem-estar, o desenvolvimento dos pacientes e agreguem à minimização do sofrimento decorrido do processo de hospitalização.

The psychologist assumes a vital position when dealing with the hospital environment, aiming to humanize patient care. Becoming aware of practices that contribute to the development of humanizing skills to assist in interventions for the patient-family-health team triad is one of the responsibilities of this professional. In this context, the present study aims to present guidance on the role of the psychologist as a promoter of humanization in the hospital context, articulating and identifying points to be worked on through interventions that involve the triad. Humanization involves caring to awaken in those involved the vision of existing potentials in themselves without leaving aside the subjective and peculiar aspects and ensuring respect for biopsychosocial diversities, with the psychologist being responsible for developing therapeutic interventions capable of alleviating the dysfunctional feelings generated by the hospital experience, clarify its function with the interpersonal relationships that involve the triad, its function in integrating knowledge and helping so that patients benefit as a human whole. To this end, it is concluded that the professional psychologist working in the hospital environment is essential to establish humanizing practices that promote the well-being and development of patients and contribute to the minimization of suffering resulting from the hospitalization process.

Biografia do Autor

Rafael Pereira Dias, Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA

Acadêmico   do   10º   período   do   Curso   de   Psicologia   

Denise da Silva Taquini, Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA

Acadêmicoa   do   10º   período   do   Curso   de   Psicologia 

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA

Professora  e  Orientadora  da  Faculdade  de Educação de Jaru - FIMCA-JARU, Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS pela Faculdade Santo André (FASA) e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Séries Iniciais e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação de Jaru (UNICENTRO) e em Letras: Língua Portuguesa e Libras pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIC). Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRO). Membra dos grupos de Pesquisas:  Grupo Educa - Grupo Multidisciplinar em Educação e Infância - UNIR; vice-líder do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Acessibilidade e Educação Inclusiva (GPDIN) - IFRO. E-mail: prof.marcia@unicentroro.edu.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0061145463575427. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7366-8605

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Dias, R. P., Taquini, D. da S., & Moret, M. C. F. F. (2024). PSICOLOGIA HOSPITALAR: A HUMANIZAÇÃO COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO: HOSPITAL PSYCHOLOGY: HUMANIZATION AS A FACTOR OF TRANSFORMATION. REVISTA FIMCA, 11(1), 31-36. https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.1070

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers