A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NOS TRANSTORNOS DE TDAH E AUTISMO

THE IMPORTANCE OF PSYCHOTHERAPY IN ADHD AND AUTISM DISORDERS

Autores

  • PAULA NATALIA MOSCONI OLIVEIRA DA SILVA Faculdade de Educaçao de Jaru - FIMCA
  • Marcia Cristina Florêncio Fernandes Moret Faculdade de Educaçao de Jaru - FIMCA https://orcid.org/0000-0002-7366-8605

DOI:

https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.1045

Palavras-chave:

TEA, TDAH, Transtornos, Psicoterapia, Treinamento

Resumo

O TDAH é um transtorno caracterizado por sintomas deletérios de desatenção, agitação psicomotora e impulsividade, inapropriados para os níveis de desenvolvimento e que levam ao comprometimento do desempenho dos afetados, enquanto o transtorno do espectro autista (TEA) um transtorno do neurodesenvolvimento de início precoce, caracterizado por comprometimento persistente da comunicação/interação social recíproca e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Partindo desse princípio, a psicoterapia visa fornecer treinamento cognitivo para habilidades prejudicadas e problemas de mudança de comportamento, além de ter como objetivo o melhoramento do desempenho acadêmico, das relações psicomotoras e ainda para melhoramento da fala. Destaca-se que a avaliação neuropsicológica possibilita abranger os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais do indivíduo, possibilitando assim, contribuir ao desenvolver a orientação a pais e professores, em relação aos modelos, formas e esquemas cerebrais envolvidos e as diversas possibilidades e variabilidade de estratégias pedagógicas possíveis e necessárias a serem aplicadas. Os resultados das avaliações neuropsicológicas podem ser utilizados para subsidiar o desenho de estratégias de intervenção, como a reabilitação neuropsicológica. Este visa trabalhar aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais para melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

ADHD is a disorder characterized by deleterious symptoms of inattention, psychomotor agitation, and impulsivity, inappropriate for the levels of development and that lead to the impairment of the performance of those affected. In contrast, autism spectrum disorder (ASD) is an early-onset neurodevelopmental disorder characterized by persistent impairment of reciprocal social communication/interaction and restricted, repetitive patterns of behavior, interests, or activities. Based on this principle, psychotherapy aims to provide cognitive training for impaired skills and behavior change problems and improve academic performance, psychomotor relationships, and speech enhancement. It is noteworthy that neuropsychological assessment makes it possible to encompass the cognitive, emotional, and behavioral aspects of the individual, thus making it possible to contribute to the development of guidance to parents and teachers concerning the models, forms, and brain schemes involved and the various possibilities and variability of possible and necessary pedagogical strategies to be applied. The results of neuropsychological evaluations can be used to support the design of intervention strategies, such as neuropsychological rehabilitation. It aims to work on cognitive, behavioral, and emotional aspects to improve children and adolescents' functionality and quality of life.

Biografia do Autor

PAULA NATALIA MOSCONI OLIVEIRA DA SILVA, Faculdade de Educaçao de Jaru - FIMCA

Acadêmica do curso de Bacharelado em Psicologia

Marcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Faculdade de Educaçao de Jaru - FIMCA

Doutora em Educação Escolar, Professora orientadora

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, P. N. M., & Florêncio Fernandes Moret, M. C. (2024). A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NOS TRANSTORNOS DE TDAH E AUTISMO: THE IMPORTANCE OF PSYCHOTHERAPY IN ADHD AND AUTISM DISORDERS. REVISTA FIMCA, 11(1), 42-47. https://doi.org/10.37157/fimca.v11i1.1045

Edição

Seção

Artigos de Revisão / Review Papers